Planta com fama de combater mosquito da dengue está na notícia mais lida da semana

Ainda não há comprovação científica, mas a fama de que a crotalária atrai inimigo natural do Aedes aegypti provocou uma verdadeira corrida por suas sementes. Confira essa e outras notícias sobre agricultura mais acessadas na semana

Fonte: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

1. Planta tem fama de combater mosquito da dengue 
A planta crotalária é conhecida por sua eficácia como adubação verde. Ela é bastante utilizada por quem opta pela produção orgânica. Além de todas as suas utilidades, a crotalária vem ganhando a fama de ser uma arma contra o Aedes aegypti.  Conheça essa história que ainda não tem comprovação científica, mas que já provocou uma corrida pelas sementes da planta.

2. Os 4 passos para garantir a aposentadoria no campo 
Foi-se o tempo em que a aposentadoria estava garantida pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) a todos os brasileiros. Hoje, não há – ou não deveria haver – um só trabalhador que não se preocupe em como prover o futuro. Selecionamos algumas alternativas para investir seus recursos do trabalho e não depender apenas da Previdência Social quando for hora de se aposentar. Confira.

3. Helicópteros vão aplicar defensivo agrícola em SP
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou a primeira certificação de helicópteros para a aplicação de defensivos agrícolas no Brasil. Com isso, a partir deste mês, o serviço vai começar a ser oferecido no interior de São Paulo. E os helicópteros chegam às lavouras prometendo mais precisão e rapidez nas aplicações.

4. Restrição a caminhões no Carnaval compromete escoamento em MT
Caminhões que necessitam de autorização especial de tráfego estão impedidos de percorrer em rodovias de pista simples neste Carnaval. Uma portaria da Polícia Rodoviária Federal restringiu o tráfego de sexta-feira, dia 5, até a próxima quarta, dia 10, em horários específicos. A medida não agradou os produtores de soja  de Mato Grosso, que estão em plena colheita.

5. Governo quer responsabilizar produtor por rombo na Previdência
O programa Bancada Rural da última semana repercute os gastos do governo com a Previdência Rural e um novo imposto que já se fala em aplicar sobre as exportações dos produtos agrícolas e pecuários. Assista à edição para ficar por dentro do assunto.