Prazo para ratificação de terras em fronteiras é prorrogado por 10 anos

Texto aprovado é substitutivo do Senado ao Projeto de Lei 2742/03, do deputado Luis Carlos Heinze (PP/RS), aprovado pela Câmara em 2012

Fonte: Andre Penner/AP

Em caráter conclusivo, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça, dia 18, a proposta que ratifica as concessões e alienações de terras feitas pelos estados em faixas de fronteira. O texto aprovado é o substitutivo do Senado ao Projeto de Lei 2742/03, do deputado Luis Carlos Heinze (PP/RS), aprovado pela Câmara em 2012. O relator na Comissão de Agricultura, deputado Sergio Souza (PMDB/PR), acatou as mudanças feitas pelos senadores.

A matéria aprovada pelos deputados prorrogava por dez anos o prazo para ratificação. Esse prazo já havia sido prorrogado diversas vezes desde 2001. A ausência de prazo para as ratificações às concessões e alienação de terras feitas pelos estados em faixa de fronteira tem criado insegurança jurídica para os investimentos nesse tido de área. 

– Com a aprovação do substitutivo, estamos primando pelo fim das incertezas e disputas que pairam na região de fronteira brasileira – assinala Sergio Souza.

A aprovação do projeto atende aos interesses do setor agropecuário, conforme os membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Para eles, o substitutivo veio colocar uma pá de cal “no que concerne aos prazos e procedimentos de ratificação dessas áreas, pois prorroga o prazo para sejam ratificadas as concessões e as alienações feitas pelos estados em faixa de fronteira, e, especialmente, estabelece prazo para manifestação da União em relação aos inúmeros processos de ratificação de títulos de domínio protocolados no Incra.