Prefeitura de Uberaba (MG) empresta implementos agrícolas a produtores rurais

Serviço gratuito, passará a ser cobrado a partir de 2015; participam lavouras de até cinco hectares com produção voltada para a agricultura familiarA Prefeitura de Uberaba, no Triângulo Mineiro, disponibiliza implementos agrícolas para pequenos produtores da região. Com a chegada da chuva, os agricultores esperam pelas máquinas para iniciar o plantio nas lavouras. 

Nas últimas semanas, a fila de espera dobrou e já ultrapassa 200 pessoas. O serviço, que é gratuito, deve começar a ser cobrado a partir de 2015.

Leni dos Reis utiliza o serviço há cinco anos. Na chácara, próxima ao município de Santa Rosa (MG), ela cultiva dois hectares de milho, mandioca e hortaliças. A produção é destinada ao programa de aquisição de alimentos do governo federal. Esse ano, o plantio da lavoura atrasou um mês por conta da seca.

– Nós plantamos alface, almeirão, mas água mesmo não teve. Tem um rio que secou.
Então, atrapalhou demais, nós perdemos muito alface, aí paramos de plantar e optamos por outras verduras, de mais preço mesmo – relata Leni.

Outro produtor, João Carlos Caroni espera pelos serviços de gradagem de solo e preparo de canteiros, para aumentar os três hectares de cultivo de hortaliças. Com a nova área, ele deseja aumentar em 20% a produção de alface, abobrinha e repolho.

– Hoje, nós temos em média de três mil a 3,5 mil quilos de hortaliças por semana, que nós fornecemos à unidade da Ceasa e ao mercado, principalmente para merenda escolar. A minha expectativa é que nós consigamos aumentar, pelo menos de 20% a 30% para esse período – calcula Caroni.

Participam do projeto, plantações com até cinco hectares com produção voltada para a agricultura familiar, ou em participação em programas de aquisição de alimentos do governo federal. O objetivo é priorizar pequenos produtores rurais que não possuem implementos agrícolas. Para além dos tratores, o produtor também pode solicitar outros implementos, como grade, plantadeira, subsolador e esparramadeira.

– Até o ano de 2013, a prefeitura arcou exclusivamente com os custos das máquinas, a partir de 2015 nós estaremos iniciando a cobrança de um valor simbólico, que é de R$ 35,00 a hora.
Exatamente para ajudar no custeio das máquinas. Nós criamos um fundo, chamado Fundo Mac e o agricultor recolhe o valor através de uma guia, não é necessário dar dinheiro para ninguém. Esse recurso vai para o fundo, para nós utilizarmos na compra do óleo diesel – informa Danilo Siqueira Gomes, secretário de Agricultura de Uberaba (MG).

Segundo dados da Secretaria de Agricultura da cidade, em 2014 o programa beneficiou quase mil produtores rurais. Ao todo, foram mais de dois mil hectares de terra semeados. Nessa época do ano, quando a procura é maior, a fila de espera ultrapassa 200 pessoas.

– Para fazer a inscrição, basta procurar a Secretaria de Agricultura na sede da Prefeitura
Municipal de Uberaba. Procure o nosso zootecnista, ele irá enquadrar as pessoas em uma fila, e todos serão atendidos democraticamente, não passamos ninguém na frente, não interessa a distância do local – confirma Gomes.