Produtores do Paraná se unem para construir armazém

Projeto, que é chamado de ‘condomínio de armazenagem’, tem capacidade para 250 mil sacas de grãos; cada agricultor tem direito a estocar um volume proporcional ao valor investido

Fonte: Jacson Marcos Lucian

Para driblar os problemas de armazenagem na cidade de Mercedes, no Paraná, um grupo de 18 produtores rurais se uniu para financiar e construir um silo na região. O projeto, que é chamado de ‘condomínio de armazenagem’, foi pensado há cerca de três anos e está em fase de implementação.

“Quando um produtor sozinho investe em um armazém fica muito caro, inviável, então nós nos juntamos. O grupo seguiu o modelo de alguns outros silos compartilhados que já estão funcionando em Palotina (PR), até o momento já são cinco”, explicou o líder do grupo dos produtores rurais, Jacson Marcos Lucian.

O novo silo terá capacidade para estocar 250 mil sacas de grãos e cada produtor rural tem direito de armazenar a uma quantidade de grão que varia de acordo com a cota investida na obra. “Nós temos o caso de um pequeno agricultor que tem 2% de participação, portanto, ele terá direito de guardar 5 mil sacas. Caso o grupo não atinja a cota total de armazenagem, algum produtor que precise colocar mais produto no silo poderá usar o espaço, pagando o excedente. Tudo funciona como uma empresa mesmo. Os gastos, por exemplo, também são proporcionais”, disse Lucian.

Segundo ele, até empresários especializadas no ramo já procuraram o grupo de produtores querendo locar parte do silo, por conta do déficit na região. “Nós inclusive já estamos com uma intenção de expandir a capacidade depois que ele ficar pronto. Pensando nisso, o grupo já comprou a parte estrutural da moega, balança e maquinário para atender três vezes mais, só faltaria mesmo ampliar a estrutura armazenadora”, disse.

O projeto – que custou R$ 15 milhões entre o terreno, comprado por eles próprios, e o armazém – tem previsão de conclusão em maio do próximo ano. Com o funcionamento do empreendimento, os agricultores deverão contratar cinco funcionários; em época de safra, o número poderá chegar a 15 pessoas trabalhando na unidade.