Qualidade da safra de soja dos EUA tem leve piora na semana

No milho, a qualidade das lavouras se manteve estável, segundo avaliação do USDA

Fonte: VisualHunt/divulgação

A qualidade das lavouras de soja nos Estados Unidos se deteriorou levemente pela segunda semana consecutiva, disse nesta segunda-feira, 27, o Departamento de Agricultura do país (USDA). Em seu relatório semanal de acompanhamento de safra, o USDA disse que 72% da área semeada com soja apresentava condição boa ou excelente até o último domingo, dia 26, um queda de um ponto porcentual ante a semana anterior. O governo norte-americano disse ainda que 95% da safra tinha emergido, ante 91% na média dos últimos cinco anos. Além disso, 9% tinham florescido, em comparação a 7% na média de cinco anos.

Já a qualidade das lavouras de milho se manteve estável pela segunda semana, com 75% em condição boa ou excelente. De acordo com o USDA, 6% da safra tinha formado espigas, ante 5% na média de cinco anos.

Quanto ao trigo de primavera, 72% da safra apresentava condição boa a excelente, uma piora de 4 pontos porcentuais em relação à semana anterior. O USDA disse também que 56% da safra tinha perfilhado, porcentual bem acima da média dos últimos cinco anos, de 27%. Segundo o governo dos EUA, 62% da safra de trigo de inverno apresentava condição boa ou excelente, uma melhora de 1 ponto porcentual ante a semana anterior. Já a colheita da safra de inverno estava em 45%, ante média de 41% nos últimos cinco anos.