Rodovia GO-436 compromete escoamento de produtores de Cristalina, Goiás

Um dos principais polos agrícolas do estado, município sofre com excesso de buracos e trechos sem pavimentação, o que dificulta e onera o transporte da safra

São tantos os buracos e, em alguns pontos, tão pouco asfalto num dos trechos da rodovia GO-436 que chega a ser difícil perceber que a estrada é pavimentada. Nos cerca de 80 quilômetros que ligam o município de Cristalina, em Goiás, ao Distrito Federal, é preciso muita habilidade para e sorte para não sofrer acidentes. 

A equipe do Canal Rural trafegou por esse trecho em janeiro deste ano, durante o evento da Abertura Oficial da Colheita da Soja, e verificou que a situação da rodovia era precária. Quase seis meses depois, a reportagem voltou ao local e constatou que pouca coisa mudou. Buracos foram tampados próximos à cidade goiana, e apenas isso.

A GO-436 é um importante acesso dos agricultores goianos para escoamento da produção. A via liga Cristalina à Região Nordeste, permitindo que os veículos trafeguem pelo DF sem entrar em Brasília, o que economiza tempo e combustível. 

A safra de verão dos produtores locais já foi colhida e agora eles se preparam para tirar do campo a segunda safra de milho, algodão, trigo e vários outros artigos (estima-se que Cristalina produza perto de 90 culturas). E, de novo, os agricultores vão sofrer para escoar o que colherem.