PR: roubos no campo chegam a quase mil por mês

Em 2016 foram 11.260 ocorrências, contra 9.629 em 2015, um aumento de quase 17%

Fonte: Pixabay

O número de furtos e roubos na área rural paranaense chegou a quase mil por mês em 2016. Os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná indicam que só no ano passado foram 11.260 delitos, contra 9.629 em 2015, um aumento de quase 17%. Neste ano esse número já chega a 900 por mês, levando em conta os dados até abril. 

No topo dessa lista está a cidade de Londrina, que aparece com 536 ocorrências de 2015 a abril deste ano. Abaixo estão os municípios de Guarapuava, Apucarana, Umuarama e Paranavaí.

O presidente do Sindicato Rural de Londrina, Narciso Pissinatti, explica que a insegurança no campo é um dos grandes desafios para agricultura da região. “Nós temos um problema muito grande no patrulhamento da área rural, já que tudo fica muito longe. Alguns produtores rurais, inclusive, contratam esse serviço particular”, afirma.

Segundo Pissinati, animais, equipamentos agrícolas e fungicidas são os mais visados pelos ladrões na cidade. “O sindicato orienta os produtores a levarem das revendas apenas os produtos necessários para aplicar no dia”, explicou.