Saiba como prevenir doenças provocadas pelo contato com agrotóxicos

Cartilha da Anvisa orienta produtores sobre os cuidados com defensivos agrícolas e fertilizantesA má utilização de produtos agrotóxicos pode causar sérios danos ao ambiente e à saúde do agricultor. O uso das substâncias no campo é a segunda causa de intoxicação no país, ficando atrás apenas dos medicamentos, de acordo com um levantamento realizado em 2009 pelo Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Além disso, um estudo desenvolvido em parceria pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade de Caxias do Sul (UCS) comprovou que a exposição a agrotóxicos pode causar alterações no DNA.

Os resultados das pesquisas reforçam o alerta a agricultores: a utilização de equipamentos de proteção é imprescindível no campo. Ao lidar com as substâncias químicas, é preciso estar atento a uma série de cuidados para prevenir problemas de saúde como impotência, depressão e, até mesmo, abortos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária produziu uma cartilha sobre cuidados com agrotóxicos. O guia contém dicas de compra, armazenagem e manipulação. Confira:

O portal RuralBR apresenta uma série de manuais, cartilhas e guias para o produtor rural.

> Acesse aqui a página de Guias e Serviços Agricultura
> Acesse aqui a página de Guias e Serviços Pecuária

Leia mais sobre os riscos causados por agrotóxicos:

> Agrotóxicos agrícolas respondem pela maior parte das mortes por intoxicação


> Exposição a agrotóxicos pode causar alterações no DNA, mostra pesquisa