São Paulo terá banco de dados da produção de orgânicos e agricultura familiar em 2017

Instituto de Economia Agrícola vai passar a acompanhar preços e levantar estatísticas a respeito dessas áreas, que servirão de base para ações de segurança alimentar

Fonte: Arquivo/ANPr

O Instituto de Economia Agrícola (IEA), de São Paulo, ampliará sua linha de pesquisas em 2017, oferecendo às empresas, consultorias e à sociedade um acompanhamento periódico de preços da produção de orgânicos e estatísticas da agricultura familiar. A informação é da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

De acordo com o diretor técnico do IEA, Celso Luis Rodrigues Vegro, o levantamento de preços e da produção de orgânicos será realizado em parceria com as Coordenadorias de Assistência Técnica Integral (Cati) e de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Pasta Estadual, servindo como base para ações de segurança alimentar.

“Também iremos elaborar um levantamento estatístico objetivo da agricultura familiar, atualizado uma ou duas vezes ao ano, ressaltando as características desses produtores, responsáveis por cerca de 80% da produção agropecuária paulista”, adiantou o diretor-geral.

Estarão em pauta ainda parcerias com as entidades de classe para o próximo ano. “Vamos buscar ações junto à União dos Produtores de Bioenergia (Udop), Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana) e outros órgãos”, afirmou o diretor, cogitando ainda entidades do governo do estado e federal.