Senar oferece curso para substituir queimadas

Objetivo é reduzir o uso do fogo na agricultura

Fonte: Pétria de Santana/Deciolândia-MT

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) está oferecendo um curso a distância gratuito sobre técnicas alternativas de limpeza de pasto e como realizar queimadas controladas de forma segura.

O curso traça um panorama sobre os efeitos do fogo no meio ambiente, esclarece a legislação que trata do tema e ensina tanto técnicas de manejo e combate ao fogo, quanto práticas que substituem com vantagens as queimadas.

Segundo Mateus Tavares, engenheiro agrônomo e assessor técnico da entidade, o objetivo da capacitação é reduzir o uso do fogo na agricultura.

– Embora a queimada controlada seja uma prática legalmente permitida, seu uso tem efeitos negativos tanto para a nossa saúde quanto para o meio ambiente, além de causar o empobrecimento gradual do solo. Por isso, o recurso só deve ser adotado em último caso e com as devidas autorizações e cuidados para que o fogo não fuja do controle – diz.

As matrículas para o curso Prevenção e Controle do Fogo na Agricultura  já estão abertas no portal de educação a distância do Senar. As aulas da primeira turma começam no próximo dia 2 de setembro.