Tudo o que você precisa saber para produzir lichia

Agricultor paulista colhe de 30 a 50 quilos da fruta por pé em um ciclo. Mudas de boa qualidade, irrigação até o pegamento e podas são algumas das dicas para produzir bem

Para entender os segredos da lichia, uma planta que veio da Ásia e se adaptou bem ao clima brasileiro, buscamos dicas sobre ela com o produtor Roberto Losque e com o engenheiro agrônomo Lourival Fagundes.

Losque produz a fruta em Jundiaí (SP). Nesta ano, as lichias ainda não deram o ar da graça na propriedade, mas quando a planta resolve florescer e dar frutos, o produtor chega a colher em um ciclo de 30 a 50 quilos da fruta por pé.

Produtores que não conseguem obter frutos da árvore, diz o agrônomo Fagundes, provavelmente não usaram mudas de boa procedência no plantio.

– O que acontece é que as pessoas compram a lichia, chupam e plantam o caroço e nasce o pé da lichia. Mas acontece uma segregação genética muito grande, então não quer dizer que vai colher frutas desse pé. Às vezes acontece de não colher nenhum fruto e não tem uma explicação lógica – diz ele.

O agrônomo acredita que, se após muito tempo, o pé não deu fruto, a alternativa é mesmo recorrer ao plantio de outra muda, preferencialmente comprada em um viveiro certificado.

– Deve adquirir uma muda já enraizada. Então deve-se fazer um berço onde vai colocar o adubo orgânico, o adubo químico. Deve plantar essa muda num lugar bom, em que bata sol, tenha boas condições para a planta se desenvolver, e manter a irrigação até o pagamento, por uns vinte dias, e com certeza ela vai obter êxito e conseguir frutos de boa qualidade dessa lichia – afirma Roberto Losque.

Outra dica importante para deixar o pé de lichia saudável é mantê-lo arejado, fazendo podas periódicas das folhas. Os especialistas indicam duas retiradas por ciclo, período que vai de setembro a janeiro. 

– Nós fazemos as podas na parte interna para entrada de sol, tem que fazer essas podas de limpeza , em torno dele geralmente faz uma coroa ou é roçado, e em geral a lichia não precisa ser capinada. Você pode trabalhar com alguma matéria orgânica em cima dela que ela responde de forma excelente.