CNA lança programa de proteção de nascentes

Projeto ensina cinco passos para conservar a águaA Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) lançou hoje, dia 22, em Brasília, como ação do Dia Mundial da Água, um programa nacional de proteção de nascentes. 

Fonte: Gov/SP

A proposta é proteger 1 mil nascentes em áreas rurais do país dentro de um ano. No site do programa, a entidade sugere cinco passos para conservar a água. O primeiro é identificar uma nascente e descobrir em qual das três categorias ela se encaixa: fundo de vale, encosta ou contato. Em seguida, a recomendação é cercar a área, limpar o espaço, controlar a erosão e, por fim, replantar espécies nativas.

De acordo com o superintendente técnico da CNA, Bruno Luque, o produtor rural é o mais interessado em proteger esses mananciais. 

 A água na propriedade dele é um bem muito precioso. Muitos produtores já têm consciência disso e já vem fazendo. O que a gente quer é sensibilizar não só o produtor, mas também toda a sociedade para a importância desse tema – enfatiza.

O agricultor que tiver interesse em aprender todos os detalhes do processo pode procurar o curso de capacitação do Senar nos sindicatos rurais dos municípios.

– Basicamente, é muito simples. É lógico que a orientação através do Senar, da capacitação, contribui para que o produtor faça de uma maneira correta. Mas a gente vai ver que na elencação desses cinco passos é muito tranquilo você iniciar o processo de proteção da nascente – salienta Bruno.

A proteção de nascentes conserva a água e a biodiversidade, além de garantir o abastecimento humano, a produção de alimentos e é uma exigência legal, do novo Código Florestal Brasileiro.

– É um grande passo nessa questão porque a gente vive um momento muito delicado na questão dos recursos hídricos. Esse projeto da CNA, essa divulgação para a população, faz com que potencialize as políticas públicas – ressaltou o médico veterinário, Vítor Santos.

Confira os passos para a proteção de nascentes:

1. Identificar a nascente

As nascentes formam as represas ou os cursos d’água, tais como regatos, rios e ribeirões. Elas podem ser perenes ou temporárias. A identificação do tipo de nascente orienta o melhor caminho para sua proteção.

2. Cercar a nascente

Para impedir danos causados por animais, homens ou veículos, a área em torno da nascente deve ser cercada. Manter a nascente preservada minimiza os riscos de erosão, poluição ou outros acidentes naturais ou provocados pela intervenção humana.

3. Limpar a área

A nascente precisa estar limpa. Retire materiais que possam contaminar e/ou obstruir o curso natural da água, como plástico, garrafa, resto de comida, plantas invasoras ou outros. A limpeza deve ser feita com cuidado para não prejudicar a fonte de água.

4. Controlar a erosão

Existem várias técnicas para controlar a erosão hídrica, impedindo que enxurradas soterrem a nascente ou a exagerada compactação do solo impeça a infiltração da água. O técnico do SENAR vai orientar você sobre a melhor forma de proteger a nascente contra a erosão.

5. Replantar espécies nativas

Preparar o terreno e adubar as covas onde serão plantadas as mudas de espécies nativas são medidas que garantem o sucesso da recuperação da área da nascente.  Para distribuir as plantas, a melhor técnica é imitar a natureza, reproduzindo a vegetação original.