Algodão: bloqueio paquistanês sobre a Índia pode beneficiar exportação do Brasil

Paquistão teria suspendido a importação de algodão da Índia após suspeita de cargas contaminadas

Fonte: Antonio Alencar/Canal Rural

A decisão do Paquistão de suspender as importações de algodão com origem na Índia deve beneficiar outros fornecedores da commodity, disseram traders. “O bloqueio vai beneficiar outros exportadores, como Brasil e Estados Unidos, a elevarem suas vendas”, disse um trader local que não quis se identificar. 

No início desta semana, o Paquistão rejeitou um lote de 10 mil fardos de algodão indiano no valor de US$ 3,3 milhões. No ano passado, o Paquistão importou 2,7 milhões de fardos da Índia para compensar um déficit por causa de uma quebra safra. 

O Paquistão teria suspendido a importação de algodão da Índia após suspeitar de cargas que poderiam estar contaminadas. Diretores do Departamento de Proteção Vegetal (DPP, na sigla em inglês) do Paquistão, em entrevista a agências internacionais, atribuíram o bloqueio, que começou no início deste mês, à falta de padrões biológicos de segurança exigidos pelo país em algumas remessas. 

Traders, porém, questionam sobre os reais motivos para o impedimento, já que tem crescido a tensão entre os dois países na disputa pela região da Caxemira.