Algodão: vazio sanitário começa domingo, dia 14, em parte de Mato Grosso

Produtores de Campo Novo do Parecis, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Sapezal têm até sábado para destruir os restos de cultivares da safra 2016/17

Fonte: Embrapa / Fabiano José Perina

Os produtores de algodão dos municípios de Campo Novo do Parecis, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Sapezal, que integram as regiões Médio-Norte, Norte e Noroeste de Mato Grosso, respectivamente, têm até o próximo sábado, dia 14, para destruir os restos de cultivares da safra 2016/17, pois a partir do domingo começa o vazio sanitário.

Até o dia 15 de dezembro, fica proibido o plantio nessas áreas, assim como a permanência de plantas remanescentes da última temporada. O objetivo é conter a praga bicudo-do-algodoeiro.

Segundo informações da Ampa (Associação Mato-Grossense dos Produtores do Algodão), a medida decorre da Instrução Normativa Conjunta Sedec/Indea-MT nº 001/2016, legislação que dividiu o estado em dois períodos de vazio sanitário. As restrições no plantio que começam nos próximos dias serão aplicadas à Região II.

Os municípios de Campo Verde, Primavera do Leste e Rondonópolis, localizados no Centro, Centro-Leste e Sul de Mato Grosso, compõem a Região I, cujo vazio foi iniciado em 1º de outubro e terminará em 30 de novembro. A semeadura da safra 2017/18 está autorizada nessas áreas a partir de 1º de dezembro.

O vazio sanitário visa a eliminação da chamada “ponte verde”, informa o presidente da Ampa, Alexandre Schenkel, pois este é o período responsável pela alimentação de insetos-praga e vetores de doenças do algodoeiro na entressafra.