Aumento de captura do bicudo preocupa produtores de algodão de Mato Grosso

Sul do Estado é área mais prejudicada e custos podem dobrarProdutores de Mato Grosso estão com sinal de alerta ligado por causa do bicudo do algodoeiro. Cresceu o número de adultos capturados em armadilhas instaladas nos sete núcleos de produção do Estado.

As ocorrências do bicudo aumentaram em 50% em relação ao ano passado. O produtor Sandro Marqueti Borrachi, de Lucas do Rio Verde, já projeta que os custos de produção devem dobrar.

O sul de Mato Grosso é o que mais sofre com o ataque da praga. Técnicos do Instituto Mato-grossense do Algodão (Ima-MT) estão visitando as propriedades da região para alertar os produtores sobre o problema. Segundo o pesquisador Félix Kmiecik, a captura do inseto em sete núcleos regionais de produção mostrou que o índice de infestação é bem maior em relação aos anos anteriores.

O técnico afirma ainda que é necessário seguir rigorosamente as recomendações da pesquisa, aplicando tecnologias adequadas às lavouras.

O pesquisador Eduardo Kwakami, da Fundação Mato Grosso, especialista em melhoramento genético de algodão, diz que é preciso estar alerta para evitar maiores prejuízos na lavoura. Além do bicudo, o produtor também tem de se preocupar com a mosca branca.