Brasil e União Europeia defendem redução de subsídio agrícola

Colômbia, Peru e Uruguai também devem se manifestar favorável à proposta em conferência da Organização Mundial do Comércio

Fonte: Antonio Alencar/Canal Rural

O Ministério da Agricultura informou nesta terça-feira, dia 18, que Brasil, Colômbia, Peru, Uruguai e a União Europeia (UE) vão defender a redução dos subsídios agrícolas que distorcem o comércio internacional na XI Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), em Buenos Aires, em dezembro. De acordo com a Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, uma das sugestões é impor um limite máximo permitido para os subsídios, “a ser aplicado em forma porcentual aos valores de produção dos países membros”, disse o ministério em nota.

Ainda conforme a nota, a proposta dos países contempla sugestão específica para o algodão, “com o intuito de fixar limite máximo de aporte de subsídios ao produto”. “Tais estímulos acarretam prejuízos aos países em desenvolvimento, sobretudo aos menos desenvolvidos, fortemente afetados pelas medidas de apoio interno aplicadas à fibra por economias desenvolvidas”, diz a pasta.

No comunicado, o adido agrícola do Brasil em Genebra, Luís Henrique Barbosa, diz que a proposta não é a ideal, mas “reflete pacote considerado factível pelo governo brasileiro no atual contexto econômico mundial”. “Mesmo que a proposta seja aprovada em Buenos Aires, o Brasil continuará trabalhando para que a liberalização do comércio de produtos agrícolas alcance níveis satisfatórios.”