MT: oferta elevada faz preço do algodão cair

Um dos fatores que provocaram para o aquecimento da demanda da pluma durante 2017 foi a parcial melhora econômica do país, que possibilitou o aumento do consumo de produtos têxteis

Fonte: Antonio Alencar/Canal Rural

A cultura do algodão em Mato Grosso no ano de 2017 foi representada por duas safras distintas em diversos aspectos. A começar pela safra 2015/2016, que perdurou até o mês de jul/17 com ofertas escassas, registrando preços historicamente altos para a pluma no Estado, a uma média de R$ 85,77 por arroba nesse período.

No entanto, com as boas condições climáticas registradas na safra 2016/2017, a entrada da farta produção do algodão em caroço, prevista em 2,60 milhões de toneladas, aliada ao aumento do rendimento da pluma, refletiu diretamente no recuo dos preços, que trabalharam a uma média de R$ 74,92 por arroba durante o segundo semestre do ano.

Nesse sentido, tal incremento da produção de pluma também acarretou o aumento das exportações mato-grossenses, que já apresentam 301,8 mil toneladas acumuladas de ago/17 a nov/17, o que corresponde a um avanço de 25,4% em relação à média dos embarques nesse período nos últimos cinco anos.

Outro fator que corroborou para o aquecimento da demanda da pluma durante 2017 foi a parcial melhora econômica do país, que possibilitou o aumento do consumo de produtos têxteis pela população, influenciando na recuperação das indústrias têxteis brasileiras.