Semeadura de algodão deve crescer 25% em Goiás

Produtividade mínima para garantir lucro no estado é de 1600 quilos da pluma por hectare

Fonte: Ministério da Agricultura

A safra 2014/2015 de algodão deve chegar a 1,5 milhão de toneladas em todo o país. Até agora, 25% das lavouras foram colhidas. Produtores de Goiás, terceiro maior fabricante da pluma no Brasil, devem colher 52 mil toneladas nesta temporada, mesmo com as chuvas que se prolongaram em março e abril e o bicudo do algodoeiro, responsáveis por uma quebra de produtividade de cerca de 10% no estado. 

Ainda assim, a área plantada na próxima temporada pode crescer cerca de 25%, segundo o presidente da Associação Goiana dos Produtores de Algodão, Luiz Renato Zapparoli.

média nacional de produtividade do algodão nesta safra deve ficar em torno de 1460 quilos de pluma por hectare, de acordo com a expectativa do setor produtivo. O problema é que para cobrir o custo de produção, o agricultor precisa colher 1600 quilos por hectare. O resultado dessa conta é que as margens de lucro não devem ser altas. O desafio, agora, é conseguir reverter essa situação na próxima safra. 

Segundo o especialista Valdinei Sofiati, o custo com aplicação de agroquímicos pode ser reduzido em até 50%, se todos os restos culturais forem eliminados após a colheita. O trabalho é feito com aplicação de herbicidas ou com o uso de máquinas que arrancam a planta pela raiz.

– Uma destruição de restos culturais bem feita reduz muito os custos de produção – lembra Sofiati, pesquisador da Embrapa Agodão.

De acordo com o presidente do Instituto Brasileiro de Algodão (Iba), Haroldo Cunha, além dos altos custos de produção, os preços não estão remunerando bem. O valor negociado nesta safra varia de USS$ 0,65 a US$ 0,70 por libra peso, enquanto o ideal seria US$ 0,80.

O produtor de algodão Carlos Moresco plantou pouco mais de mil hectares e já colheu cerca de 5% da lavoura. A produtividade deve ficar em torno de 1630 quilos de pluma por hectare, 13% a menos do que ele previu no início da safra. Mesmo assim, ainda vai ter lucro.

– Lucro pequeno, mas fazer um mix de culturas é importante pra ter menos risco de perdas na propriedade – compartilha o produtor.