Arroz: roubo de carga soma R$ 1 milhão em prejuízo

Nos três primeiros meses do ano quase 500 toneladas do cereal foram roubadas 

Fonte: divulgação

As ocorrências de roubo de cargas em rodovias estão entrando na lista dos principais desafios do setor produtivo do Brasil. No setor do arroz, os ataques já se consolidaram como um problema urgente. Um levantamento da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) mostrou que somente no primeiro trimestre do ano, os roubos de cargas do cereal em rodovias do Brasil já somam R$ 1 milhão em prejuízos, com quase 500 toneladas roubadas de caminhões de entrega.   

A entidade informa que este não é um problema pontual e destaca o crescimento expressivo deste tipo de ocorrência, principalmente no Rio de Janeiro, que responde pela maioria dos ataques a cargas de arroz no trimestre. No levantamento da entidade, verifica-se inclusive uma empresa que parou de fornecer para o Rio de Janeiro, pois  a transportadora que antes fazia as entregas para o Estado cessou o frete em função do aumento de registros de ataques.

Para a Abiarroz, as consequências negativas dessa situação são muitas, já que coloca em risco a vida do motorista e acaba, no final, por prejudicar o consumidor em função de seguros e fretes mais altos para o transporte. A associação está conduzindo ações junto às autoridades políticas em Brasília sobre esta questão.