Colheita de arroz atinge 30% da área no Rio Grande do Sul

Fronteira Oeste é região do estado com maior avanço sobre as lavouras, com municípios onde trabalhos já atingem metade da área plantada

Fonte: Paulo Lanzetta/ Embrapa Clima Temperado

O clima favoreceu os trabalhos da colheita na cultura do arroz de maneira geral em todas as regiões produtoras do Rio Grande do Sul, apesar da ocorrência de algumas chuvas durante parte da semana. Na média estadual, o percentual atinge neste período 30% da área cultivada, tendo ainda cerca de 40% da área já pronta para ser colhida, de acordo com informações do boletim semanal da Emater-RS.
 
Em termos regionais, a Fronteira Oeste é a que apresenta o maior avanço sobre as lavouras – alguns municípios já atingiram 50% de sua área plantada, como é o caso de São Borja e Uruguaiana. As produtividades médias obtidas até agora têm se situado dentro dos intervalos divulgados recentemente, variando entre 7,2 mil e 8 mil quilos por hectare. A qualidade dos grãos também é considerada boa pelos produtores, que não encontram dificuldades na comercialização, de acordo com a Emater-RS.
 
Em termos de preço, a semana não mostrou alterações significativas, mantendo a tendência de queda nas cotações devido à entrada da nova safra. Desta vez a variação no preço médio da saca de 50 quilos, em nível estadual, foi de – 0,92%, ficando em R$ 34,48.