Com indústria retraída, preço do arroz em casca cai em julho

De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os produtores rurais estiveram mais ativos no mercado, o que colaborou com a baixa

Fonte: Paulo Lanzetta/ Embrapa Clima Temperado

As cotações do arroz em casca caíram no Rio Grande do Sul em julho. Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os produtores rurais estiveram ativos no mercado, buscando remuneração no curto prazo para cumprir com os compromissos da safra 2016/2017 e para realizar as atividades de preparo da terra para a próxima temporada.

Do lado comprador, houve recuo da indústria, que preferiu negociar apenas o produto depositado nos armazéns. Este cenário acontece devido ao entrave com os setores atacadista e varejista dos grandes centros e à concorrência com o arroz importado.

Entre os dias 30 de junho e 31 de julho, o indicador Esalq/Senar-RS, 58% grãos inteiros, registrou queda de 0,74%, fechando a R$ 40,19 a saca de 50 quilos na segunda-feira, dia 31. Nos últimos sete dias, porém, o indicador subiu ligeiro 0,42%, cotado a R$ 40,20 nessa terça-feira, dia 1.