Conab marca para dia 15 novos leilões de PEP e Pepro de arroz

O objetivo é garantir a manutenção dos preços mínimos do cereal na região Sul e cumprir a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) do governo federal

Fonte: Pixabay

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou nesta quinta-feira, dia 8, a realização, para o dia 15 de março, de mais dois leilões de apoio à comercialização de arroz.

Juntos, os leilões de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) e de Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) oferecerão subsídios para a comercialização de 70 mil toneladas de arroz em casca da safra 2017/2018 produzidas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, os maiores produtores nacionais do cereal.

Para o Pepro, será ofertado subsídio para 32 mil toneladas do produto dos dois estados, sendo 20 mil toneladas na região de Uruguaiana, 10 mil toneladas na região de Camaquã e 2 mil toneladas para Santa Catarina.

Para o PEP, a oferta contemplará 38 mil toneladas, das quais 10 mil toneladas são para a região de Uruguaiana, 20 mil toneladas na região de Camaquã e 8 mil toneladas para Santa Catarina. O valor máximo dos prêmios serão divulgados até dois dias antes do leilão.

Os leilões foram autorizados em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 29 de dezembro e está previsto um valor aproximado de R$ 100 milhões para as operações. O objetivo é garantir a manutenção dos preços mínimos do cereal na região Sul e cumprir a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) do governo federal.