Cotação do arroz sobe após seis semanas em baixa

Apesar do avanço da colheita da safra 2017/2018, ainda há pouca disponibilidade do produto no mercado

Fonte: Divulgação/Epagri

Após seis semanas em queda, o indicador Esalq/Senar-RS do arroz, 58% grãos inteiros se valorizou 1,46% entre os dias 20 a 27 de fevereiro, fechando a R$ 35,24 a saca de 50 quilos na terça-feira, 27.

De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), apesar do avanço da colheita da safra 2017/2018, ainda há pouca disponibilidade de arroz no mercado, visto que o produto da temporada anterior está na mão de poucos produtores rurais.

Desta maneira, o mercado esteve voltado para os níveis de preços e liquidez dos leilões de Prêmio para o Escoamento de Produto (PEP) e Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro) realizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na última semana.

Assim, no mercado à vista de arroz em casca, apenas produtores com necessidade de “fazer caixa” disponibilizaram lotes na última semana. Do lado comprador, as indústrias seguem apontando para o fraco desempenho das vendas de beneficiado aos grandes centros consumidores, devido à concorrência com o arroz importado.