Cotação do arroz sobe 3,5% em um mês

Segundo a consultoria Safras & Mercado, os produtores rurais seguem retraídos em relação à comercialização

Fonte: Paulo Lanzetta/ Embrapa Clima Temperado

O mercado doméstico de arroz manteve a recuperação dos preços, devido ao reduzido volume de negócios ao final da segunda semana de novembro. Na média do Rio Grande do Sul, principal referencial nacional, a saca do grão em casca é cotada a R$ 37,31, acumulando ganhos de 3,47% em relação ao mesmo momento do mês anterior. Na semana anterior, a saca valia R$ 36,71.

Segundo o analista de Safras & Mercado, Élcio Bento, os vendedores seguem retraídos, e como algumas indústrias precisam recompor estoques, o resultado é o atual comportamento de alta.

O destaque da semana ficou por conta do relatório do Departamento de Agricultura norte-americano USDA, que reduziu a estimativa de estoques globais para 204,242 milhões de toneladas (base casca), contra 208,034 milhões de toneladas do mês anterior.

Nos Estados Unidos, os estoques projetados em novembro foram de 1,397 milhão de toneladas, superior aos 1,299 milhão de toneladas do mês anterior, mas, bastante abaixo dos 2,149 milhões de toneladas da temporada anterior. Para o Brasil, a entidade projeta uma safra de 11,495 milhões de toneladas, contra 12,323 milhões de toneladas na temporada passada.