RS: demanda aquecida eleva preço do arroz em casca

As negociações, no entanto, não avançaram com força no estado porque agora também é período de oferta do produto em Mato Grosso e Goiás

Fonte: Crédito: Divulgação/AgroEffective

O ritmo de comercialização do arroz em casca no Rio Grande do Sul está maior se comparado ao da primeira semana de março. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Agropecuária (Cepea), há maior presença de compradores, enquanto parte dos produtores permanece retraída.

Com isso, entre os dias 20 e 27 de março, o indicador do arroz em casca Esalq/Senar-RS, 58% de grãos inteiros, registrou alta de 0,51%, fechando a R$ 35,19 a saca de 50 quilos na terça-feira, 27. Na parcial de março, o indicador subiu 0,31%.

De acordo com a entidade, essa maior presença de indústrias se deve à necessidade de repor estoques e também de negociar e confirmar volumes relacionados aos leilões da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). As negociações, no entanto, não avançaram com força no Rio Grande do Sul porque agora também é período de oferta de arroz em Mato Grosso e Goiás, que disputam mercados consumidores de outras regiões.

Os produtores, por sua vez, ofertam lentamente os lotes de casca no mercado à vista, dando preferência à venda de soja e de gado e apostando em recuperação dos preços do arroz nos meses seguintes. Por enquanto, o foco está na colheita.