Evento de abertura da colheita do arroz terá palestras sobre cuidados com o grão

Tapes (RS) receberá especialistas para falar sobre pragas na lavoura de arrozA 25ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz ocorre de 5 a 7 de fevereiro no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Tapes (RS). Haverá painéis sobre os principais desafios enfrentados pelos produtores.

Além dos problemas climáticos, os agricultores também lidam com as plantas daninhas nas lavouras. O assunto será abordado pelo engenheiro agrônomo, doutor e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Aldo Merotto Junior, no dia 5, às 14h.

Segundo o especialista, o centro da palestra será as necessidades do controle de plantas daninhas no arroz no cenário mais moderno de manejo da cultura face aos desafios de preço e de mercado. Merotto Junior destaca que os problemas causados pelas plantas daninhas, que causam a diminuição do enchimento de grãos da cultura, são graves.

– Desta forma existe uma necessidade de modernização da forma na qual o produtor maneja sua cultura. Vamos abordar os conhecimentos necessários para que o controle de plantas daninhas seja adequado e isso resulte em um aumento do enchimento de grãos e um melhor rendimento econômico da lavoura -, observa.