Mapa aprova Zoneamento Agrícola de Risco Climático para arroz de sequeiro

Bahia e Acre são os estados com indicações de período e tipos de sementes

Fonte: Divulgação/AgroEffective

A Secretaria de Política Agrícola, do Ministério da Agricultura (Mapa), publicou nesta terça, dia 4, no Diário Oficial da União (DOU), as portarias de nº 45 e de nº 46, de 31 de julho de 2015, que aprovam o Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a cultura do arroz de sequeiro nos estados do Acre e da Bahia, para o no ano safra 2015/2016.

Segundo a nota técnica, os principais elementos climáticos que influenciam a cultura do arroz são a temperatura do ar, o fotoperíodo e a precipitação pluvial. A temperatura do ar influencia o crescimento, o desenvolvimento e a produtividade da cultura e seu impacto varia conforme a fase fenológica. As faixas de temperatura ótima variam de 20ºC a 35ºC, sendo de 30ºC a 33ºC para a floração e de 20ºC a 25ºC para maturação. As fases mais sensíveis quanto à temperatura são as de pré-floração e floração. O fotoperíodo, de um modo geral, não é um fator limitante nas principais regiões produtoras do país e nas épocas tradicionais de cultivo. A produção do arroz em regime de sequeiro é dependente do regime pluvial, uma vez que a ocorrência de estresses hídricos durante o ciclo e, em especial, no estágio de florescimento/enchimento dos grãos, pode comprometer grandemente a produtividade da cultura.

Para o Acre, o período indica ao plantio é de 11 de setembro a 20 de novembro. Os municípios aptos são: Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto
Acre, Porto Walter, Rio Branco, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira, Senador Guiomard, Tarauacá e Xapuri.

Para a Bahia, os períodos indicados para semeadura são:

Os municípios aptos são: Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Brejolândia , Buritirama, Canápolis, Carinhanha, Catolândia e Cocos.

As portarias completas podem ser lidas no link: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=3&data=04/08/2015