O agronegócio vai salvar o Brasil, afirma ex-ministro de Lula

Bancada Rural desta semana reúne três ex-ministros da Agricultura para discutir o cenário atual do agronegócio brasileiro: Neri Geller, Roberto Rodrigues e Alysson Paolinelli

Fonte: Gabriella Zavarizzi/Canal Rural

A situação da economia brasileira é grave e o agronegócio vai salvar o país. A afirmação é de Roberto Rodrigues, ministro da Agricultura de 2003 até 2006, e foi dita na gravação do programa Bancada Rural, que vai ao ar neste sábado, dia 1º, às 19h .

Em uma ação inédita, o Canal Rural reuniu três ex-ministros para debater os principais temas do agronegócio. Na conversa, participaram Alysson Paolinelli, Roberto Rodrigues e Neri Geller.

O novo modelo de segurou rural abriu o debate. Rodrigues relembrou que, em sua gestão, houve o início do modelo atual de seguro rural, mas isso pouco avançou, pois faltaria vontade política. Alysson Paolinelli, chefe da pasta de 1974 até 1979, completou dizendo que o governo “brinca” de fazer seguro rural e o produtor brasileiro finge acreditar.

A pedido dos telespectadores, que enviaram sugestões, a terceirização da fiscalização agropecuária também foi tema do Bancada Rural. Neri Geller, que deixou o cargo no início deste ano, disse que a nomeação dos concursados é uma questão burocrática.

Por fim, o assunto sobre a importância da associação de biotecnologia e sanidade vegetal revelou que o Ministério da Agricultura sofre fortes pressões.

– Sofri na pele essa discussão ideológica. Muitas pessoas acabam influenciando o governo e não conhecem muito o setor – declarou Geller.