Baixa qualidade das pastagens deixa reposição lenta em Minas Gerais

Fato ocorre devido a diminuição da qualidade das pastagens na maior parte do estado, decorrente do baixo volume de chuvas e do frio 

Fonte: Mauro Mendonça

O mercado de reposição está lento em Minas Gerais. Segundo a Scot Consultoria, isto tem ocorrido devido à diminuição da qualidade das pastagens na maior parte do estado, decorrente do baixo volume de chuvas e do frio nas últimas semanas. Com isso, há uma menor demanda por animais de reposição.

Considerando a média de todas as categorias de machos anelorados, as cotações em junho estão 2,2% menores em relação a maio, segundo levantamento da Scot. No entanto, na comparação com o mesmo período do ano passado, os preços tiveram alta de 7,4%. Destaque para o bezerro (7,5@), que valorizou 8% neste intervalo.

De acordo com a Scot, a alta para o boi gordo, em um ano, foi menor, de 4,7%, resultando em ligeira queda no poder de compra do pecuarista. Em Minas Gerais, atualmente o pecuarista compra 1,8 bezerro com a venda de um boi gordo de 16,50 a arroba, queda de 3% na troca, frente a junho de 2015.