Boi gordo: demanda está mais lenta

A piora da condição dos pastos nas últimas semanas vem fazendo com que a demanda fique mais lenta, especialmente pelos animais mais jovens

Fonte: Divulgação/Embrapa

O mercado de reposição está menos movimentado em relação às semanas anteriores, pois os compradores estão receosos quanto às cotações do boi gordo até o final do ano. Além disso, os pastos tiveram piora das condições nas últimas semanas, fazendo com que a demanda fique mais lenta, especialmente pelos animais mais jovens.

Por esse motivo houve ligeira melhora na oferta de bezerros, o que colabora com a perda de firmeza do mercado. Para os animais mais próximos da terminação, a procura também diminuiu. Boa parte dos animais demandados pelos confinadores já foram adquiridos anteriormente. De maneira geral, não há sobra de oferta e esse fator vem limitando as desvalorizações.

Em relação à semana anterior houve pouca movimentação e os preços ficaram praticamente estáveis, considerando a cotação média dos machos anelorados. Embora os preços da arroba do boi gordo estejam mais firmes nas últimas semanas, não há expectativa de que a demanda melhore em curto prazo, a ponto de gerar alterações significativas de preços.

Preços

O preço da carne bovina subiu no mercado atacadista de carne sem osso. Considerando todos os cortes pesquisados, a valorização foi de 1,1% nos últimos sete dias. Os cortes de traseiro puxaram o mercado, com alta de 1,5%, frente a 0,1% de valorização para os cortes de dianteiro.

Os negócios estão no embalo da primeira quinzena do mês, quando as vendas são mais positivas em relação à segunda metade. As vendas na ponta final da cadeia na última semana superaram as expectativas e os estoques ficaram mais enxutos. O Dia dos Pais impulsionou a movimentação.

Com a necessidade do varejo em repor os estoques, as vendas no atacado tem apresentado bom desempenho nos últimos dias, o que fez com que as indústrias tivessem condições de segurar os preços essa semana. Além disso, os frigoríficos têm abatido menor volume de animais, ou seja, a ociosidade da indústria está maior, estratégia adotada em função da oferta de boiadas e para ajuste da disponibilidade de carne à atual situação de demanda.

As exportações também vêm colaborando com o escoamento da produção. Embora menor do que em agosto do ano passado, o volume médio embarcado diariamente neste mês, até a segunda semana, está 5,6% maior do que em julho.