Boi gordo x milho: pior relação de troca dos últimos 13 meses

Na região de Campinas, em São Paulo, a saca de 60 quilos está cotada a R$ 39,50 para entrega imediata

Fonte: Divulgação/Assocon

O milho está em alta no mercado brasileiro, com cotações sustentadas pelas exportações aquecidas. O volume embarcado em dezembro de 2015 foi o maior da história, segundo a Scot Consultoria.

Na região de Campinas, em São Paulo, a saca de 60 quilos está cotada em R$39,50 para entrega imediata. A alta acumulada em janeiro deste ano é de 12,9%. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o pecuarista está pagando 49,2% a mais pelo grão.

De acordo com a Scot, considerando a praça de São Paulo, atualmente é possível comprar 3,81 sacas de milho com o valor de uma arroba de boi gordo. Na comparação com janeiro de 2015, o poder de compra do pecuarista diminuiu 30,3%. É 1,66 saca de milho a menos adquirida com o valor de uma arroba de boi gordo.

A Scot recomenda que, para quem precisa de milho para utilização em curto e médio prazos, realize a compra. A expectativa é de preços firmes e aumentos não estão descartados. As exportações devem continuar aquecidas nestes primeiros dois meses de 2016.