Carne bovina tem a pior competitividade em 8 anos

Confira as principais notícias sobre dólar, mercado agrícola e previsão do tempo para começar o dia bem informado

Fonte: Reprodução

O mercado físico do boi gordo se deparou com preços acomodados no decorrer desta segunda-feira, dia 26. O consumo permanece bastante tímido durante a segunda quinzena do mês, com isso os frigoríficos atuam de maneira comedida na compra de gado, apesar do encurtamento das escalas de abate.

Enquanto isso, os pecuaristas seguem em boa condição de reter os animais no pasto, levando em conta o excessivo volume de chuvas no Centro-Norte do país durante as últimas semanas.

A Scot Consultoria indica que o momento é de atenção, já que o escoamento ruim da carne bovina resultou em queda de 7% no preço do boi casado de bovinos castrados nos últimos sete dias. Isso estreitou a margem de comercialização dos frigoríficos que não fazem a operação de desossa.

Segundo a empresa, tanto a margem de comercialização dos frigoríficos que fazem a desossa, como as dos que não fazem, estão em patamares abaixo da média histórica, fator que pode limitar os pagamentos acima da referência nos próximos dias.

De acordo com XP Investimentos, os meses de janeiro e fevereiro apresentaram os piores níveis de competitividade da carne bovina frente as suas concorrentes (suíno e frango) dos últimos 8 anos.