Com grande produção de leite, raça guzolando chama a atenção no mercado

A raça sintética é bem adaptada ao clima brasileiro e consegue produzir até 40 kg de leite por dia, quando criada em confinamento

Raça bovina com aptidão leiteira, mas que não perde na produção de carne, o guzolando está ganhando destaque no cenário brasileiro. A linhagem é resultado do cruzamento entre o guzerá e o holandês.

O guzolando se adapta muito bem às condições tropicais do país e, de acordo com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), os animais da raça são longevos, férteis e precoces. Eles apresentam porte médio e pelagem variada.

A Associação dos Criadores do Guzerá do Brasil (ACGB) explica que as fêmeas produzem boa quantidade de leite, tem forma tradicional de cunha, úbere bem inserido e desenvolvido, garantindo uma longevidade produtiva. Já os machos são musculosos, com altos índices de ganho de peso. 

Quando o assunto é leite, a raça não deixa a desejar. Se criada exclusivamente no pasto, pode produzir mais de 10 kg por dia e, em confinamento, essa quantidade chega a 40 kg, aponta a ABCZ. As fêmeas conseguem produzir por 14 anos ou mais. Além disso, o produto é considerado de quualidade, com alto percentual de sólidos totais e kappa caseína.

Entre as vantagens do guzolando estão a valorização dos bezerros, menor custo em função da rusticidade, pequeno intervalo de partos já a partir do primeiro ano e maior resistência a parasitas, herança do gado guzerá.

ExpoZebu

Neste ano, a raça participará pela primeira vez da tradicional ExpoZebu, exposição de zebuínos realizada pela ABCZ em Uberaba (MG), que tem 82 anos de história.

O guzolando competirá no concurso leiteira da exposição. As inscrições estarão abertas a partir do dia 1º de março no site da ABCZ.