Controle de micotoxinas reduz problemas digestivos em rebanhos de corte

Utilização de adsorventes naturais contribui para minimizar impacto da substância na criação dos animaisPrincipal componente da dieta dos bovinos de corte, o milho expõe os animais à ação das micotoxinas, ocasionando queda no desempenho produtivo, maior índice de mortalidade e incidência de problemas metabólicos nos animais. A utilização de adsorventes naturais tem se mostrado uma estratégia eficaz para minimizar o risco de contaminação ou contornar o problema.

Fonte: Guilherme Henrique/Arquivo Pessoal

De acordo com o pesquisador de Produção de Aves e Suínos da Embrapa Everton Krabbe, o controle precisa existir de forma preventiva também para garantir a produtividade dos animais. 

– Por uma questão de custos, há uma flexibilização e, eventualmente, o não uso de adsorvente pelos produtores. Com isso, no momento em que há um impacto fortíssimo, por mais que venha utilizar, o produto não faz uma reversão completa do problema. Por isso, a Embrapa entende que usar o recurso de forma preventiva é melhor do que atuar para contornar uma situação – explicou.

A variabilidade da qualidade do milho, principal matéria prima das rações, é um dos motivos para o tratamento preventivo. A Embrapa Suínos e Aves tem utilizado sistematicamente sequestrantes de micotoxinas, conta o pesquisador. Ele destacou ainda que os cuidados com a contaminação englobam uma série de processos e que a nutrição também é parte fundamental.