Cotação do bezerro pode ter alta em 2019

O aumento no abate de matrizes deve mexer com as cotações da cria. Analista recomenda que criadores invistam e se preparem para o próximo ciclo de alta

Fonte: Fabiano Bastos/ Embrapa Cerrados

O incremento no abate de fêmeas em 2017 afetará a oferta de bezerros em 2019, aponta a Scot Consultoria, o que deve sustentar as cotações da cria. Segundo o analista Bruno de Lima, para o criador, apesar das cotações para o bezerro estarem menos favoráveis do que em 2015/2016, que foi o último ciclo de alta, o momento é de manter o investimento, preparando-se para aproveitar o próximo. 

Reposição travada 

O cenário de indefinição no mercado do boi gordo não deixa o mercado de reposição destravar e ganhar ritmo. Isso porque, receosos com o futuro da arroba do boi gordo, recriadores e invernistas diminuem o ímpeto nas compras.

Apesar da demanda contida, as cotações estão firmes, pois com a boa capacidade de suporte, os vendedores não cedem nas negociações e mantêm os preços acima das referências.

No fechamento semanal, considerando a média de todas as categorias de machos e fêmeas anelorados pesquisadas pela Scot Consultoria, as cotações fecharam em alta de 0,2%.

Para o curto prazo o mercado deve ganhar ritmo porque o volume de bezerros desmamados chega com maior intensidade nos próximos meses.

“Vale destacar que esse ainda é um ano de oportunidades para o recriador e invernista, tendo em vista que o preço para a reposição não está nos patamares observados no último ciclo de alta de preços em 2015/2016”, destaca o analista. Com isso, é possível iniciar a operação de recria ou engorda menos “pressionado”, pois a compra de animais representa a maior parte do custo.