Embrapa oferece curso sobre manejo de pastagens irrigadas

O objetivo é contribuir para o aumento da produtividade nesse tipo de sistema pecuário, capacitando técnicos e produtores

Fonte: Gisele Rosso/Embrapa

A Embrapa Pecuária Sul realiza na terça, dia 27, o curso Manejo para Pastagens Irrigadas: Fundamentos e Práticas. A atividade, que é gratuita e tem vagas limitadas, leva ao público diversas informações que o ajudam a entender como a irrigação pode ser usada de forma eficiente para garantir o bom desenvolvimento das pastagens e, por consequência, dos animais em pastejo.

O curso acontece na sede da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé, das 8h15min às 17h, e vai abordar, pela manhã, temas como: a contextualização e caracterização da pecuária irrigada; parâmetros ambientais que influenciam na utilização da água; manejo de irrigação: necessidade de água nos diferentes estádios de desenvolvimento; e manejo de pastagens: funcionamento das plantas sob pastejo.

À tarde, o curso aborda os fundamentos do manejo de pastagens; a prática de manejo para pastagens irrigadas; o uso da altura como ferramenta de manejo da pastagem; e o manejo da irrigação, com os instrumentos e utilização de equipamentos na determinação da água no solo e a determinação de quantidade e momento de irrigação em pastagens.

Os instrutores do curso são os pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul, Gustavo Trentin e Márcia Silveira.

“O objetivo é capacitar técnicos e produtores quanto ao uso do manejo do pasto e da irrigação mediante ferramentas que possibilitem determinar o fornecimento de água no momento e na quantidade adequada às plantas, juntamente com as demais operações agrícolas de forma a contribuir para o aumento da produtividade dos sistemas pecuários irrigados”, explica Trentin.

Conforme Silveira, os temas a serem abordados no curso são importantes no sentido de demonstrar que o uso da irrigação de pastagens, de forma estratégica, precisa considerar questões relativas às condições meteorológicas associadas aos componentes do sistema de produção animal a pasto, ou seja, precisa considerar as relações existentes entre solo-planta-animal-meio ambiente. “E dentro desse contexto se torna possível demonstrar aos produtores a utilização de ferramentas simples e práticas para orientar o manejo da irrigação e do pastejo”, explica.

Os interessados em participar da atividade devem enviar e-mail ao endereço [email protected] solicitando a ficha de inscrição. Dúvidas podem ser esclarecidas através do telefone (53) 3240-4650 Ramal 4689.