Escoamento da carne é lento e oferta se mantém restrita

Indústrias com contratos de boi a termo e parcerias possuem programações de abate mais confortáveis

Fonte: Divulgação/Assocon

lento escoamento da carne no atacado colabora para que algumas indústrias testem o mercado ofertando preços abaixo da referência, porém, a oferta de animais terminados está restrita e mantém o mercado travado. A avaliação é da Scot Consultoria, nesta terça, dia 26.

As indústrias com contratos de boi a termo e parcerias possuem programações de abate mais confortáveis. Contudo, afirma a Scot, existem frigoríficos com ociosidade alta e pulando dias de abate, o que causa uma falsa sensação de escalas de abate alongadas.

No mercado atacadista de carne com osso, o boi casado de animais castrados está cotado em R$8,31/Kg, queda de 16% na comparação com o início do ano. Na relação com o mesmo período do ano anterior houve recuo de 9,7%.

A consultoria ressalta que a margem de comercialização das indústrias está em patamares historicamente baixos há meses e este é um fator que limita a força do mercado, mesmo com a oferta restrita.

A margem das indústrias que fazem a desossa (Equivalente Scot Desossa, em relação ao preço da arroba) está em 11,8%, quase dez pontos percentuais abaixo da média histórica.