Estados cumprem meta de vacinação contra aftosa

País deve se tornar 100% livre da doença até 2016; veja o resultado da primeira etapa de imunização nos principais estados

Fonte: Fernando Dias/Secom-SC

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com a participação dos serviços veterinários estaduais, tem a meta de fazer do Brasil um país 100% livre de febre aftosa até 2016.

Veja os resultados da primeira etapa de vacinação de 2015, nos estados brasileiros com os principais rebanhos do país.

Rio Grande do Sul

A imunização atingiu cerca de 98,67% do rebanho gaúcho. O objetivo do estado gaúcho era imunizar 90% dos bovídeos durante o mês de maio. Foi declarada pelos produtores a vacinação de mais de 13,7 milhões de animais.

Segundo a Secretaria da Agricultura e Pecuária do estado foram fiscalizados 12 mil estabelecimentos rurais, com um total de 532 mil animais, para garantir a aplicação correta da vacina. Também foram realizadas 2355 fiscalizações em mais de 400 estabelecimentos que comercializam a vacina contra a doença.

Minas Gerais

O índice de vacinação, que é a declaração da vacinação realizada pelos produtores rurais, contra febre aftosa em bovinos e bubalinos foi de 96,8%, segundo o Instituto Minerio de Agropecuária (IMA). A campanha foi realizada de em maio deste ano.

O rebanho mineiro de bovinos e bubalinos declarado ao Ima atualmente é de 23.523.646 cabeças.

Mato Grosso do Sul

Segundo a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal (Iagro), a imunização foi encerrada no dia 7 de julho e o índice de vacinação foi de 98%. Os outros 2% restantes serão notificados pelo estado para que regularizem sua situação.

Mato Grosso

O relatório final da primeira etapa de vacinação contra febre aftosa em Mato Grosso ainda não está fechado. Porém, dados preliminares do Instituto de Defesa Agropecuária do estado (Indea) indicam que a taxa de animais vacinados, bovinos e bubalinos, de 0 a 24 meses de idade, deve ser superior a 99%.

Desde 2007, o estado tem atingido índices superiores a 99% de animais vacinados no período da campanha.

Pará

O Pará está entre os estados brasileiros com maior cobertura vacinal contra a febre aftosa. Os resultados da campanha estadual contra a doença, realizada de 1º a 31 de maio deste ano, atingiram índice de vacinação de 98,95%, meio ponto percentual acima do ano passado.

Essa etapa da vacinação abrangeu 108.102 propriedades cadastradas pela Adepará, em 129 municípios paraenses.

– Desde 2014 o Pará possui o certificado de Estado livre da aftosa com vacinação. Isso é importantíssimo para a economia paraense. Nosso papel é proteger esse rebanho – afirma Luciano Guedes, secretário estadual.

No dia 15 de julho começou no estado mais uma etapa da campanha contra a febre aftosa para os municípios e Faro e Terra Santa. A etapa vai até 30 de agosto. Ao todo, os dois municípios possuem rebanho de aproximadamente 50 mil cabeças de gado.