Exportação de carne bovina cresce 12% em 2017

Confira as principais notícias sobre dólar, mercado agrícola e previsão do tempo para começar o dia bem informado

O mercado físico de boi gordo iniciou o ano com muita lentidão, com grande parte dos pecuaristas ainda fora das negociações depois das festividades de Natal e Ano Novo.

A indefinição da demanda e também da oferta em um dia pós feriado prolongado caracterizam este começo de ano. No fechamento do mercado poucas foram as empresas ativas nas compras.

Neste mês, a expectativa de uma safra típica combinada com a maior desova de fêmeas são fatores que merecem atenção pelo lado da oferta. Pelo lado da demanda, há expectativa da retomada das negociações para reabertura dos embarques para a Rússia.

No mercado atacadista, os preços seguem firmes. O mercado espera um aquecimento no consumo nos próximos dias devido ao recebimento dos salários, que pode influenciar positivamente os preços da carne bovina.

Outro destaque foi a afirmação do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, de que deve vetar o Projeto de Lei 87/2016, mais conhecido como “Segunda Sem Carne”. Em entrevista exclusiva ao Canal Rural, Alckmin afirmou que o projeto restringe o direito de decisão da população e subestima a capacidade de julgamento.

Ele disse ainda que, se a medida fosse aprovada, seria um excesso de intervenção do Estado, além de uma medida inconstitucional. “O poder de decidir o programa de alimentação nas escolas, por exemplo, não é do Legislativo, e sim do Executivo”.

Exportações

As exportações de carnes in natura do Brasil fecham o ano de 2017 com crescimento. Os embarques de carne bovina nos 12 meses do ano somaram 1,21 bilhão de toneladas, 12,4% mais que as 1,08 bilhão de toneladas de 2016. A receita, de US$ 5,09 bilhões, cresceu 17% ante US$ 4,35 bilhões.