Exportação e consumo aquecido elevam preços da arroba do boi gordo

Confira as principais notícias sobre dólar, mercado agrícola e previsão do tempo para começar o dia bem informado

Fonte: Henrique Bighetti/Canal Rural

O mercado físico do boi gordo teve preços mais altos nesta quinta-feira, 16. Segundo a Safras & Mercado, esse movimento tende a se intensificar neste último bimestre devido ao aquecimento sazonal da demanda típico do período. 

O dia foi marcado pelo bom volume de negócios e pelas ofertas de compras firmes. O menor volume de boiadas e o encurtamento das escalas de abate é o quadro vigente na maioria das praças pecuárias.

Em Marabá (PA), por exemplo, a escala de abate atende a dois dias. Na região, a arroba do boi gordo está cotada em R$ 131,50, à vista, livre de Funrural. Essa oferta de compra representa uma alta nesta semana de 1,9%. É comum negócios fechados acima dos valores de referência.

Com relação ao consumo de carne bovina, o cenário também é de preços firmes. De acordo com a Scot Consultoria, o boi casado de bovinos castrados está cotado em R$ 9,46 o quilo, estabilidade frente ao fechamento de terça-feira, 14. Entretanto, na comparação com o início do mês, foi contabilizado uma alta de 2,5%.

No mercado externo o cenário também é positivo, caso o ritmo da exportação das duas primeiras semanas de novembro continue até o final do mês, o volume exportado poderá ser 66,2% maior que o de novembro de 2016.