Exportações de carne bovina in natura caem em janeiro em MS

Na comparação entre janeiro deste ano e dezembro de 2015, queda é de 32%, mas dólar valorizado deve melhorar as negociações nos próximos meses

Fonte: MPT-RS/Divulgação

As vendas internacionais de carne bovina in natura em Mato Grosso do Sul somaram 7,5 mil toneladas no mês de janeiro, recuo de 32% nas negociações registradas em dezembro, quando os embarques totalizaram aproximadamente 11 mil toneladas.  As informações foram divulgadas pela Federação da Agricultura e Pecuária do estado (Sistema Famasul).

Para a gestora do Departamento Econômico da entidade, Adriana Mascarenhas, o resultado é reflexo do atual momento econômico vivido pelos principais compradores da carne bovina sul-mato-grossense. “A Rússia, um dos nossos principais destinos, reduziu as importações devido ao preço do petróleo que tem caído nos últimos meses”, avalia.

A receita das exportações atingiu R$ 29,2 milhões, valor que é cerca de 36% menor que o faturamento de dezembro, de US$ 39,2 milhões. O principal destino dos embarques, no período analisado, foi o Egito que respondeu por 20,3% das vendas, seguido pelo Chile, com 17,6% e, em terceiro lugar, com 17,1%, a Rússia.

Adriana projeta um ano de 2016 bom para o setor, apesar do mês de janeiro ruim. “Apesar desses números, a tendência é de um aquecimento nas vendas internacionais do setor, considerando que o dólar valorizado deve deixar o nosso produto mais competitivo”, salienta.