Faeg e Agrodefesa alertam para casos de raiva bovina em Goiás

Foram confirmados dois casos da doença no município de Bela Vista, em julho

Fonte: Prefeitura de Rio Bonito (RJ)

A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) estão atentos em relação à contaminação de bovinos pelo vírus da raiva no estado.

Em nota, as entidades afirmam que já foram confirmados dois casos da doença no município de Bela Vista de Goiás, em julho. Os animais pertenciam à Fazenda Hermínio, que se localiza em uma região que não é zona de alto risco para a propagação do Lyssavirus, causador da raiva bovina.

O coordenador estadual do programa de controle da raiva dos herbívoros da Agrodefesa, Leonardo Guimarães, afirma que suspeitas da doença devem ser comunicadas à entidade. O representante esclarece que a assistência da Agrodefesa e as cinco doses de vacina dadas aos animais, caso o foco seja confirmado, são gratuitas.

A consultora técnica da Faeg para a área de pecuária de corte, Christiane Rossi, diz que produtores precisam investir em medidas profiláticas, ainda que as fazendas fiquem em regiões nas quais a vacina não é obrigatória.

– É muito mais rentável que ele vacine seu gado e assim previna a doença. Ter que cuidar de um gado doente gera custos maiores e pode ainda transmitir o vírus inclusive para seres humanos e outros animais – diz.