JBS paralisa abates em fábrica de Cuiabá (MT)

Esta é a segunda planta industrial paralisada pela JBS em Mato Grosso este ano. O motivo, segundo a companhia, é a falta de matéria-prima

A JBS suspendeu nesta quinta, dia 2, as operações de sua fábrica em Cuiabá (MT). Em nota, a companhia atribuiu a paralisação “à baixa disponibilidade de matéria-prima” (boi gordo) em certas praças pecuárias do país, o que tem resultado em “sistemático aumento da ociosidade na indústria nacional”. Com a suspensão, 494 funcionários deixam de trabalhar na unidade. A JBS afirma que oferecerá aos colaboradores a possibilidade de transferência para outras fábricas em Mato Grosso e outros Estados.

“Para aqueles que não aceitarem a transferência, a JBS promoverá o desligamento e consequente indenização trabalhista, dentro da legislação vigente”, afirma a companhia, na nota. A JBS também diz que a suspensão foi comunicada ao sindicato representativo da região e que ainda mantém operação em 12 unidades de abate de bovinos no Estado.

Esta é a segunda planta industrial paralisada pela JBS em Mato Grosso este ano. Em maio, a companhia alimentícia suspendeu os abates no município de São José dos Quatro Marcos. A JBS também interrompeu operações em Ariquemes (RO), em junho, devido ao aumento na sua capacidade ociosa.

A suspensão da JBS em Cuiabá ocorre um dia após a Minerva Foods comunicar o fechamento da sua fábrica em Batayporã (MS). Também em nota, a Minerva justificou a decisão como parte de um projeto de redução de custos e otimização da capacidade instalada, com o objetivo de melhorar sua eficiência, rentabilidade e equilíbrio geográfico.