JBS vai retomar atividades em MS

A decisão deste sábado foi tomada após reunião entre a empresa, o governo de Mato Grosso do Sul, representantes do Ministério Público e da Assembleia Legislativa.

Fonte: Reprodução/Canal Rural

A JBS informou neste sábado, dia 21, que vai retomar as atividades em sete frigoríficos de bovinos em Mato Grosso do Sul. A empresa havia suspendido a operação nas unidades na última quarta-feira, dia 18, alegando insegurança jurídica, após o pedido de bloqueio de mais de R$ 730 milhões na Justiça pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do estado que investiga irregularidades na área tributária. As unidades retomam suas operações a partir da próxima terça-feira, dia 24.

A decisão deste sábado foi tomada após reunião entre a empresa, o governo de Mato Grosso do Sul, representantes do Ministério Público e da Assembleia Legislativa.

Segundo nota divulgada pela JBS, a discussão foi positiva e o acordo firmado “será capaz de manter as condições necessárias à preservação das suas operações em uma região tão importante para a empresa e para o país, protegendo os empregos dos 15 mil colaboradores diretos e 60 mil indiretos no estado, além de garantir as relações de negócio que a empresa mantém em Mato Grosso do Sul”.

Em média, a JBS abate 6 mil bovinos por dia no estado, que detém o quarto maior rebanho do país. Segundo a CPI, a empresa não cumpriu os compromissos assumidos nos Termos de Ajustes de Regimento Especial (Tare) para o recebimento de incentivos fiscais do governo de Mato Grosso do Sul.

Leia a nota oficial da empresa

“A JBS informa que, após reunião entre o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul,  representante do Ministério Público Estadual, dos colaboradores e produtores rurais na tarde desta sexta-feira (20), foi retomado o funcionamento normal de compra e abate em suas sete unidades de carne bovina no Estado. A Companhia considera que a discussão foi positiva e que acordo com o Executivo e o legislativo estadual, representado pelo Presidente da Assembleia Legislativa do MS, será capaz de manter as condições necessárias à preservação das suas operações em uma região tão importante para a empresa e para o País, protegendo os empregos dos 15 mil colaboradores diretos e 60 mil indiretos no Estado, além de garantir as relações de negócio que a empresa mantém no Mato Grosso do Sul. As unidades retomam suas operações a partir da próxima terça-feira (24)”.