Maggi vai aos EUA para discutir reabertura do mercado de carnes

Reunião com secretário de Agricultura norte-americano está prevista para acontecer no dia 17, em Washington 

Fonte: Pixabay

Durante encontro, em Genebra, com o embaixador encarregado de Negócios dos Estados Unidos, Theodore Allegra, o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki, confirmou audiência do ministro Blairo Maggi com secretário de Agricultura do governo norte-americano, Sonny Perdue. 

A reunião está prevista para a próxima segunda, dia 17, em Washington, quando será discutida a retomada de exportações de carne para os EUA.

De acordo com informações do Ministério, Novacki se encontra na Suíça para participar de reunião do Codex Alimentarius, apoiar a candidatura brasileira à presidência da entidade e realizar reuniões bilaterais com parceiros comerciais, defendendo a sanidade de produtos brasileiros. O secretário acredita que providências tomadas pelo Mapa e explicações técnicas de missão já enviada aos EUA servirão para reabrir o mercado norte-americano a exportadores de carne do país.

No encontro com Allegra, Novacki detalhou as providências adotadas pelo ministério em relação a reações à vacina contra aftosa detectadas pela área de defesa sanitária norte-americana. Uma das medidas foi a determinação a frigoríficos que carnes in natura de cortes dianteiros (local de aplicação da vacina) sigam apenas na forma de recortes, cubos, iscas ou tiras, a fim de identificar facilmente eventuais problemas.

O secretário destacou a recente revisão do Regulamento Sanitário brasileiro (RIISPOA), que atualizou normas seguidas por funcionários e por empresas, “mitigando em muito riscos de corrupção”, e o Programa de Compliance do ministério, com foco na ética, que deverá ser concluído até janeiro do próximo ano.

Novacki pediu apoio à candidatura brasileira ao Codex e ouviu do representante dos EUA que ele reconhece o trabalho de Guilherme Costa, coordenador de Assuntos Multilaterais da Secretaria de Relações Internacionais do Mapa, indicado para o cargo e, atualmente, vice-presidente da entidade. Vinculada à FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentacão), O Codex trata dos padrões, diretrizes e recomendações para a segurança, qualidade e comércio leal de alimentos entre os 188 países membros.

Eumar Novacki esteve também na representações da Etiópia e compareceu a evento na sede da Organização Mundial do Comércio (OMC), no lançamento em conjunto com a FAO do relatório Revisão Global de Ajuda para o Comércio 2017 (Global Review for Aid for Trade 2017).