Mato Grosso abate último animal de origem estrangeira do estado

Dono do maior rebanho bovino brasileiro, estado monitora animais para evitar o risco de Vaca Louca

Fonte: Canal Rural

Uma comissão de monitoramento e controle de sanidade animal sacrificou em Mato Grosso, na última semana de outubro, o último animal de origem estrangeira no estado. A ação aconteceu em uma propriedade a 96 quilômetros de Porto Esperidião e é indicada para animais que venham de países que registraram casos de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), doença popularmente conhecida como o “Mal da Vaca Louca”.

Nos últimos dois anos, a Comissão de Sacrifício Animal de Mato Grosso, composta por médicos veterinários do Ministério da Agricultura, Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) e Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), rastreou, monitorou e sacrificou 11 animais que vieram de outros países para o estado.
 
Nos últimos casos em especial, um em Primavera do Leste e outro Porto Esperidião, a Acrimat participou do processo de condução e conscientização com os produtores envolvidos. “Mato Grosso, como maior produtor nacional de carne bovina, é extremamente comprometido as questões de sanidade animal. Os produtores e a entidade participam diretamente com investimentos e manutenção do status sanitário estadual”, destacou o gerente Institucional da associação, Nilton Mesquita Júnior.