Menor oferta de animais para abate eleva preço da arroba

Em Goiás, a redução da oferta resulta em significativas valorizações na arroba dos animais terminados; frigoríficos estão oferecendo valores acima da referência

Fonte: Júlio Prestes/Canal Rural

A menor disponibilidade de animais terminados vem colaborando com a diminuição das programações de abate. De acordo com a Scot Consultoria, parte das indústrias deve optar por não abater na próxima sexta, dia 27, após o feriado, uma vez que o escoamento da carne está lento.

Em Goiás, a diminuição da oferta vem ocasionando significativas valorizações na arroba dos animais terminados. Na região, o boi gordo está cotado em R$ 136 a arroba à vista, uma alta de 2,3% no acumulado de maio. Existem indústrias ofertando preços acima da referência.

Em queda

A margem dos varejistas paulistas, apesar da queda da última semana, segue 66,7% acima de 2015, um ponto percentual menor que na última semana. Segundo a Scot, os varejistas têm trabalhado melhor a questão de repasse dos preços da carne bovina, provavelmente ajustando os estoques à demanda atual.

Dados da consultoria mostram que em 19 semanas de acompanhamento de 2016, os varejistas reduziram os preços da carne bovina em 10 delas, 52,6% do período, o que demonstra a situação um pouco melhor do que a dos frigoríficos.

No acumulado da semana, as cotações da carne bovina no varejo caíram 1,3% em São Paulo, 1,5% em Minas Gerais e 0,6% no Rio de Janeiro. No Paraná, a alta foi de 0,5%.