Mercado do boi gordo perde referência e fica paralisado

Segundo a Scot Consultoria, redução da margem de comercialização já chegou a 14,7%

Fonte: Sistema Faep

Após a grande redução nos preços oferecidos na arroba do boi gordo e a consequente redução nos negócios efetivados, o mercado ficou sem referência, de acordo com levantamento da Scot Consultoria. O cenário tomou força após a redução da margem de comercialização, que chegou a 14,7%, uma queda de 6,0 pontos percentuais quando comparada à média histórica.

 Por outro lado, a oferta de animais continua restrita em todo o país, o que dificulta quedas significativas no preço. Um dos motivos é a estiagem registrada no Centro-Oeste no fim do ano passado, que atrasou a recuperação dos pastos e consequentemente a engorda do gado. Com isto, o preço da arroba do boi gordo acumulou alta desde o início do ano e pressionou a margem dos frigoríficos no período.

Em compensação, a estratégia dos frigoríficos em reduzir escalas de produção parece já surtir efeito no mercado. A Scot  apontou que o preço de referência caiu hoje em 22 praças pecuárias do país, das 31 pesquisadas pela consultoria. Em São Paulo, as programações de abates atendem em torno de 3 dias, existindo indústrias mais apertadas. No mercado atacadista, o boi casado de animais castrados ficou cotado em R$ 9,60 ao quilo na última sexta, dia 4. Queda de 9,4% quando comparado ao início do ano.

Analistas avaliam também que a indústria está sem condições de repassar a alta do custo para o consumidor, por causa da crise econômica do país.

Atividades paralisadas

 A JBS, maior processadora de carne bovina, ovina e de aves do mundo, informou que concedeu férias coletivas para funcionários das unidades de Nova Andradina (MS), Alta Floresta e Pedra Preta (MT), Santana do Araguaia (PA) e de um turno de produção de Mozarlândia (GO), a partir desta segunda, dia 7, pelo período de 20 dias. 

Segundo a empresa, os motivos são a baixa disponibilidade de matéria-prima, a dificuldade de acesso às fazendas por conta da temporada de chuvas intensas em algumas regiões e a adequação do nível de estoques às necessidades do mercado. “Após esse período as atividades serão retomadas normalmente”, disse a empresa, em nota.