Em Paris, CNA lança ferramenta para rastrear carne bovina

De acordo com a entidade, o sistema se utiliza de dados oficiais de cadastro de propriedades rurais e controle de trânsito de animais

Fonte: Pixabay

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) vai lançar em Paris, durante a 86ª Sessão Geral da Assembleia Mundial da Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE, em inglês), um sistema de rastreabilidade da carne. Em nota, a entidade diz que o Agricultural Traceability System CNA Brasil (Agri Trace) é uma ferramenta desenvolvida pela instituição para realizar a gestão de protocolos de rastreabilidade de adesão voluntária da cadeia produtiva da carne bovina.

“O sistema utiliza dados oficiais de cadastro de propriedades rurais e controle de trânsito de animais, permitindo a elaboração de protocolos privados, para atendimento de requisitos específicos de mercados importadores”, explica.

O coordenador dos Protocolos de Rastreabilidade de Adesão Voluntária do Instituto CNA, Paulo Costa, explica que se um mercado comprador, onde o Brasil já possui Certificado Sanitário Internacional (CSI), fizer algum tipo de exigência específica em relação à qualidade da carne, ele vai apresentar os requisitos à CNA. “Assim que o país nos mandar as exigências, nós incluímos no sistema de rastreabilidade e colocamos à disposição dos produtores e dos frigoríficos. Aqueles que se interessarem, podem se comprometer a atender as demandas”, disse.

A 86ª Sessão Geral da Assembleia Mundial da OIE será realizada de 20 a 25 de maio na capital francesa.