SP: preço do boi gordo acumula elevação de 7% em agosto

Aumento nas cotações da arroba ocorre principalmente devido à redução na oferta dos animais

Fonte: Seagri-RO

Os preços do boi gordo em São Paulo já acumularam uma alta de 7% em agosto. Esse aumento nas cotações da arroba ocorre principalmente devido à redução na oferta dos animais. Os abates de bovinos diminuíram, falta matéria-prima e as indústrias têm pulado dias de escalas.

De acordo com a Scot Consultoria, esse cenário tem ajustado o mercado à demanda, que começou a segunda metade do mês em retração, e mantém os preços em alta. Esta foi a terceira semana seguida com valorizações da carne bovina no atacado, embora o ritmo de alta tenha diminuído. Na primeira e segunda semana de agosto as altas foram de 1,4% e 1,6%, respectivamente. Os últimos sete dias vieram com valorização de 0,5%.

Já a carne vendida pelos frigoríficos teve valorização de 3,5%, mas ficou praticamente estável no varejo neste período. Ou seja, mesmo diante de um estoque mais enxuto, os repasses foram parciais. Este cenário fez as margens das indústrias diminuírem.

A diferença entre a receita da indústria que faz a desossa e o preço pago pela matéria-prima, que era de 40% há pouco mais de um mês, agora está em 29%. Embora ainda esteja quase dez pontos percentuais acima da média histórica, desde que atingiu o pico, diminuiu os mesmos dez pontos percentuais.

As vendas da carne aparentemente não decolaram como a alta nos preços poderia sugerir e este será o fator que irá influenciar as valorizações no mercado do boi gordo no segundo semestre do ano.